sábado, 21 de novembro de 2015

As Formigas e o Tamanduá! Parte II

Parte II

Título do Livro Atual: As Formigas e o Tamanduá! 
Subtítulo: O Reino das Formigas Encantadas.
2ª Edição 2015. Autora: Ada Al
  
Parte I, encontra-se no livro:
ISBN:978-85-65826-37-2, TÍTULO: O fantasma e as borboletas amarelas no jardim encantado!: Um ponto de: exclamação! e mais um de interrogação? Edição 1ª, ano: 2014. Autora: Adaildes Alves Moreira.
Data da Publicação da Obra:29/07/2014
É um livro de Literatura para crianças e adolescentes, são Crônicas e Contos que os levam á vários imaginários! A literatura infantil, faz com que a criança criem suas próprias autorias, é um livro que pode ser além de lido, a criança pode desenhar usando o espaço cedido no livro... E também existe explicações dos cuidados com os bichos de estimações, e conscientização do "Meio Ambiente", Natureza é beleza, é paisagem! Para acessar e comprar essa obra entre no link a baixo: https://www.clubedeautores.com.br/…/170337--O_Fantasma_e_as…

Parte II

Título do Livro Atual: As Formigas e o Tamanduá! 
Subtítulo: O Reino das Formigas Encantadas.
2ª Edição 2015. Autora: Ada Al
Editor (a): Moreira, Adaildes Alves.
Capa, diagramação e Desenhos: SMERO: Jefferson Alves Moreira, 2015.

Data da Publicação do Livro: sábado, 21 de novembro de 2015. Adaildes Alves Moreira.

Literatura: Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil.  Não esqueça que eu autorizo você a ilustrar esta história de maneira caprichosa do jeito que quiser. Pode adaptar e traduzir para qualquer Língua!  Aproveitem e boa Sorte!
Crônica: As Formigas e o Tamanduá!, Parte II
Categoria: Infantil, Juventude, Nacional, Diversidade, ecológico, lazer, Formigas, insetos, Natureza, ambiente, Reino.
Palavras-Chaves: Formigas, Reino, Tamanduá, encantadas, Deus, beleza, insetos, maravilhosos frutos, criatividades, trabalhos. 
Sinopse: No livro As Formigas e o Tamanduá!", Parte II, é considerado um ambiente encantador, "O Reino das Formigas Encantadas". São tão harmoniosas que diante das travessuras de Morga a Princesa do Reino Formigal, tornou-se uma preocupação de todos os pais. Enquanto mais de vinte crianças formigas estavam na floresta se divertindo e enfrentando grandes perigos, os pais junto ao Rei Matú se preparavam para ir atrás dos Maninos, encontrá-los e trazê-los são e salvos. E assim o Rei o fez, juntou uma grande tropa e partiu em direção do Rio e pediu proteção ao Deus Matú para todos que iriam ficar com a Rainha Mames, para as crianças formigas e para os de sua equipe. Depois da partida, houve muitos obstáculos e acontecimentos na floresta, mas depois de três dias descobriu o paradeiro dos maninos e consegui resgata-los e enfim todos voltaram com segurança para casa.
Foto da Capa:
"_E as ilustrações aqui são feitas por: Smero: Jefferson Alves Moreira."



Vejo tanta gente que quer ser gente, mata e destrói sua

própria existência.

Vejo bichos pensando e agindo 

melhor que gente.

Vejo tanta crueldade, tantas guerras, tantos

desastres! Ada Al.


                  As Formigas e o Tamanduá! 

      _Aqui em Formigal não temos preconceitos, somos formigas diferentes e com os mesmos direitos de viver com liberdade para criar nossas próprias borboletas. Nossa Pátria é construída de valores e respeito ao próximo, somos formigas, temos Educação, sem Educação não construímos um bom reino, por isso nossos superiores a cada reunião faz questão de nos lembrar sobre isso, quando a Rainha diz: _Formigas, formigões e formiguinhas, nossa casa tem que ter organização e dentro dela tem várias personalidades, se você não governa bem seu formigueiro, com certeza terá problemas, então diante desse discurso, venho a alertar que a "educação vem de berço", enquanto os pais não souberem amar seus filhos e educá-los, não teremos resultados em Educação, sabemos que temos lá fora um sistema de educação que vai completar a educação de seus filhos, mas vocês são os que fazem a diferença, quando uma base é sólida nenhum outro sistema desfaz, está encerrada esta reunião, até mês que vem!        
   _ Quem disse, que vida de inseto não é complicada, Dora? Todos os dias precisamos de novas técnicas e saídas para render nosso trabalho. Eu mesma, sou uma formiga muito ocupada, passo o dia tentando melhorar minha casa. Peço Deus Matu das Jardinagens que este ano meu lar de formiga tenha bons frutos e que cada pé de planta flora e nos dê o alimento de cada dia, precisamos das novas sementes para nosso novo replantar do ano que vem. Parece que este ano as chuvas e as bençãos estão sobre nós. Que a Rainha consiga manter seu Reino Formigal sobre fartura e sobre as benção de nosso Deus. _Está certa Dona Neca, tudo vai dar certo, assim eu espero para este ano, que seja melhor ainda do que os outros passados.
     _Mames é uma formiga Rainha muito esforçada e trabalhadeira, eu Dora não tenho tantas habilidades de Mames, mas tenho lá meu charme de formiga e sei poucas coisas, admiro mames por ser forte e determinada, ela não deixa nada a abatê-la, quando Mames quer ela consegue, não é atoa que foi escolhida pelo Reino Formigal Antigo para ser a Rainha atual, seus antepassados também foi construído de grandes heróis talentosos e inteligentes. _Sim Dora, Mames é uma formiga formidável.
       _Matú o marido da Rainha Mames, o Rei de Formigal, é menos habilidoso que sua rainha, mas sabe artimanhas para ajudar todos do reino de Formigal, enquanto no poder tem sido um grande Rei trabalhador, a beleza e construção de Formigal deve -se ao seu trabalho Arquitetal e com a junção de todas habilidosas formigas, cada dia Matú nos traz grandes surpresas, formigal cresce a cada momento e com estrutura, Matú conserva um ambiente harmônico e limpo, pois é muito exigente na aparência do lugar onde vive em comunidade.
_Quem é Dora? É a sobrinha da Rainha Mames, quando Dora nasceu perdeu a mãe muito cedo e foi criada por pela Tia Mames no Reino Formigal, Mames a considera uma filha. Dora é talentosa, ajuda a muitos do reino, é a mão direita de Mames, a Rainha tem a felicidade de tê-la criado.
  _Tamanduá: Um bicho da floresta que come insetos e seu principal alimento são as formigas, para as formigas é considerado como um bicho peçonhoso, o Tamanduá morava em outro reino, a Floresta de Reino Florir, onde haviam muitas espécies de tamanduás, logo ao sair de seu ambiente em busca de se alimentar, aproximou do Reino Formigal e ali foi capturado e amarrado em uma árvore do ambiente Formigal, depois de interrogado, logo Mames iria arrumar um lugar turístico para colocá-lo,  o bicho acordou, assim Mames cumpriu com o seu propósito, colocou o bicho em exposição junto aos outros animais que ela havia capturado para serem vistos em seu Reino como passeios Turísticos do Reino Formigal, o Zoológico de Mames como era conhecido, era uma belezura só e muito seguro para ninguém correr riscos, ela tratava-os com muita estima e ainda conseguia que muitos outros lugares vinham ao teu reino passear e admirar Formigal um encanto de reino.
  _ Maninos são os irmãos e irmãs da rainha, e como no geral é considerado todas as meninas e os meninos formigas d Reino Formigal.
_Morga é a Princesa filha da Rainha Mames e Rei Matú, ela será a Rainha futura depois de alcançar a idade de 30 anos no Reino Formigal , conforme as Leis do Reino de seus passados Antigos e assim por diante, então a filha da Princesa, será uma Princesa determinada a ser a futura rainha. Morga é linda, estudiosa, trabalhadeira, participa de todos os afazeres do Reino Formigal, ainda é uma manino. Ela a Morga tem a vida de criança formiga junto as outras crianças formigas, que aprendem desde cedo a serem educadas para o crescimento da vida. Todos os pais do Reino são obrigados a educar seus filhos com base na Lei e na Educação de qualidade. E Morga além de ser uma formiga bonita, é sapeca, brincalhona e estudiosa.
Dona Neca é irmã de Matú, cunhada de Mames, ela é uma formiga determinada, sabida, gosta de bons frutos, tem mãos de fadas para plantar, no Reino Formigal muitas plantas foram cuidadas por ela e além de dar belas flores, dão bons frutos para todo Reino e Dona Neca sabe cada nome e cada detalhe sobre a "Fauna e a Flora" de seu Reino e ajuda muito Mames a encontrar ervas para a cura de algumas doenças que ameaçava o Reino Formigal.
_Formigas e Formigões são nomes dados a todas as espécies femininas e masculinas do Reino Formigal.
 _Reino Formigal é todo Reino de formigas que mora em Formigal, vivem em sociedade, comunidade, um ambiente com várias espécies da Natureza, são muitas espécies que habitam o Reino Formigal.
 _Deus Matú considerado como uma força Espiritual da floresta que protege todas as espécies do Reino Formigal. É divinado pelas formigas. Todo ano é comemorado a : Divindade, a santidade e o Amor pelo Deus Protetor. As formigas se reúnem num local sagrado da floresta onde depositam flores, perfumes e frutos para Deus Matú, em troca de grandes milagres. Fazem agradecimentos por terem sidos protegidos e fazem novos pedidos de proteção. A leitura da palavra é feita pela Princesa Morga: Hoje estamos aqui reunidos para agradecer pela boa colheita que tivemos neste ano, é de coração que depositamos estas flores, perfumes e frutos para selar nossos agradecimentos. Pedimos proteção novamente para todo nosso Reino Formigal. Que o Senhor Deus Matú livre nós de todo o mau que venha querer nos circundar, dê nos maior proteção e nos livra dos laços do inimigo. Que nosso coração esteja ligado as boas ações e sob sua proteção, amém, amém.
    __As travessuras de Maninos no Reino Formigal: _Turma, que tal hoje a gente  realizar aquela nossa caminhada pela floresta? _ Não sei não Morga! _A Rainha Mames não vai achar nada bom a gente sair da flores! _Tenho certeza que não, mas se a gente não tentar, não iremos nunca conhecer o outro lado do Rio e aquele morro estranho com luzes e fumaça do outro lado da floresta. _Você enlouqueceu Morga, somos crianças, não podemos sair sem um guia adulto, vamos nos perder na floresta e existem muitos perigos, não vejo isso como uma boa ideia não. Olha Manino, basta de medroso o meu pai Matú, coragem, vamos, ficamos todos juntos e nada vai nos acontecer,  vamos uma equipe grande, são mais de vinte formigas crianças saindo para o passeio, tenho certeza que vai dar certo. _Morga, você é a Princesa de Formigal, existe muito perigo sim na floresta, e esse bando de formigas novinhas como nós podem sim encher a barriga de bichos peçonhosos, um deles é o Tamanduá, eu tenho medo. _Pare com esse medo, vamos, prometo ser divertido nossa caminhada e nada de perigo, vamos e veremos que voltaremos a salvos. _Tomara! _Então todos preparados, cada um com suas mochilas sortidas de suplementos necessários, não esqueçam da água, podemos demorar encontrar água, cada um leve o que puder para passarmos uns três dias na floresta. _Está bem Morga estamos prontos. _E assim foram mais de vinte formigas Maninos para a floresta. _Depois de muito tempo caminhando, um parada para descanar, e a visão era encantadora, encontraram um imenso jardim de flores exóticas que ninguém havia visto antes, eram tão lindas, e o verde intenso nas suas folhagens que doíam os olhos, era magnifico aquele jardim. _Olha Morga que visão mágica! _Minha nossa é demais, nunca vi flores tão felpudas, as cores são esplendidas!  _Sim Princesa, eu daria todas a você, eu te daria esse mundo de flores, pelo seu amor, te daria todas essas maravilhas!          _Enlouqueceu, esse lindo jardim deve de ter um dono, afinal é tão bem cuidado, é verdade que me  daria? _Sim Morga. _Não sei o que ele viu nela, eu sou muito mais bonita que a Rainha, sou sapeca, olhos verdes , tenho cachos marrons e sou inteligente, só porque ela é Princesa! Ora, ora essa!_Ande logo, o jardim é um encanto, vejam parece ter uma grande casa e tem muitas pessoas vestidos de pretos. _Me parecem ser seguranças aqueles homens. _Parecem mesmo, olhem, está saindo agora umas pessoas bem vestidas e tem uma linda menina vestida de branco, parece ser o aniversário dela, vamos segui-los e vamos ver o que está acontecendo. _Gente, eles estão indo para o outro lado, minha nossa é uma grande festa, parece mesmo o aniversário da menina, acho que ela está completando dez anos de idade, teremos que acompanhar tudo. _Olha quantas comidas e bebidas! _Aquele bolo é muito grande e muito rosa e tem flores, temos que conseguir uns pedacinhos para nós.  _Não sei não, é muito arriscado, pode acontecer algum acidente conosco Morga. _Sei, mais parece-me tão delicioso aquele bolo, temos que conseguir, vamos nós quatro e os outros nos avisem qualquer sinal de perigo. _Está bem, vão e tragam pedaços bons daquele bolo! _Estamos indo. _Aqui é melhor, vamos passar entre as gramas e depois subimos nos bancos, depois vamos até a bancada do bolo e de lá subimos até ele, e enquanto a festa acontece, nós vamos conseguir um pedaço de bolo, um não, quatro pedaços de deliciosos recheios e de docinhos! _Morga, socorro, estou em cima de um sapato ilustrado e agora não consigo sair! _Vou subir e lhe empurrar, é só você lembrar do escorregador de brinquedo lá de casa! _Uau, que máximo, estou deslizando neste lindo sapato preto. _Não te dize, que seria muito bom, é divertido. _Estamos perto da bancada, Morga sobe primeiro e lá vamos nós pegar o bolo! _Ai que medo, estou gelado, ainda não me acostumei a subir em bancadas, me lembrei quando subir na bancada de Dona Necas para pegar os brigadeiros da festa de um dos Maninos dela, e foi muito divertido, mesmo assim fiquei com muito medo de cair._Já te disse, para de ser medroso, basta meu pai Matú ser um Rei medroso, agora tenho que aguentar você! _Morga! _Então, vamos!     _Estamos quase no bolo, vejam que lindeza e que gostosura está isso! _Hum, vamos encher nossas barrigas primeiro, e depois vamos cortar os pedaços para levar, cada um come e pega um bom pedaço, e tem que ser rápido, depois que a festa acabar, logo vem todos ao ataque do bolo. _Tudo bem, faremos assim...
    _O Rei Matú partiu bem cedo com sua equipe, e viajaram por horas e nada. _Maninos, Morga, onde estão vocês, estamos aqui na floresta, venham crianças, venham! _É inultil   gritar Senhor, parecem estarem mais longe do que pensávamos! _É Formigão, estão sim, me parecem não estarem por perto, vamos caminhar mais._Sim senhor! _Caminharam por mais umas duas horas e logo avistaram um imenso jardim, lindo e bem florido. _Vejam, aqui do lado do Rio, tem uma linda casa com aquele lindo jardim, é belíssimo, eles devem ter vindo para cá. _É provável senhor, pode ter certeza que estão por perto. Tomara, se não estiverem aqui, ficaremos preocupados mais ainda.
     _Mames, estou preocupada. _Não se preocupe Dora, seu Tio logo virá com os Maninos! _Eu também estou muito inquieta, aqueles moleques foram iludidos por Morga, sua filha pode ser uma boa filha, mas é muito travessa, acaba sempre colocando os Maninos em cada uma! _Isso é verdade, a Princesa minha filha está cada dia mais sapeca e esperta, mostra que puxou a mãe em coragem e astúcia. _Não se preocupe Dona Neca, tudo vai se resolver, entreguei tudo nas mãos de Deus Matú, ele resolverá tudo por nós, tenha certeza da proteção do nosso Altíssimo Divino, com certeza daqui uns três dias Reino Formigal voltará a ter: Paz e Harmonia! _Estou aguardando notícias, vou para casa, e qualquer novidades, mande um dos seguranças me avisar, que venho rápido ao castelo minha Rainha. _Tudo bem, vá Dona Necas, passar bem! _Passar bem, até logo Dora. _Até Dona Neca.
  _Meu Senhor, está vendo, parece que ali uma grande casa, e me parece que acontece uma grande festa. _Avistei! _Será que os Maninos estão na festa? _Vamos descer até lá, só uns três a quatro pode ir até lá, é para não dar na vista. _Então, vamos nós quatro aqui, Senhor Matú, e o Senhor nos aguarde aqui com ou sem os Maninos. Assim, combinado! _Até daqui a pouco! _Você viu, parece que tem formigas crianças querendo pegar bolo, vamos nos aproximar e ver se são aqueles danadinhos! _Veja, são eles, ali está Morga mais uns três, parecem determinados apegarem  o bolo. _Vamos subir até lá e também vamos querer uma fatia daquele delicioso bolo. -Pare com esse pensamento guloso e pense em resgatar as crianças. _Estamos aqui, vamos subir na bancada para eles nos enxergar. Aí que medo! _Aí, aí , aí, aqui é muito alto! _É dar para ver o quanto são travessos! _Agora imagine, se eles tivessem sido atacados pelos humanos? _Não pensem nisso, já percebemos que estão aqui, então pensamos em resgatá-los logo. _Chegamos, que bolo! _Hum, hum, hum, delícia, experimente! _Nossa, sabor de coco com chocolate, meu favorito! _Morga, veja, aqueles ali não são nossos pais? _I, ui, lascou, acho que vamos ficar de castigo por meses.  _Está vendo Morga, você botou nós nessa, e agora eles estão aqui e logo vão nos castigar. _Andem, peguem cada um e vamos descer logo e encontrar rápido os outros Maninos. _Hum, hum, estamos descendo, corram! _Peguei o meu pedação, já vou! _Esperem, Maninos! _O que? _Esperem, vamos descer juntos, vamos levar pedaços também e dividimos e entre você e a tropa de Sr Matú. _Assim está bem, então tá..._E cadê os outros? Estão lá em baixo no jardim aguardando nossa chegada. Agora, pulem, venham! _Desçam, depressa! _Ali, estão eles, coram! _Já vamos! _Vamos até o Rei Matú, vamos para casa com segurança, o Rei nos espera Morga. _ O que? O Rei? _Sim, seu pai Morga! _ Meu Deus Matú, nos proteja! _Que medo é esse? E eu que era o medroso? _Manino, meu pai vai me deixar de castigo, estou até vendo, sem TV, sem Net, e só livros e mais livros para ler. _Quem me dera se meu castigo fosse só isso! _Você diz, só isso? _Morga, Dona Necas vai me puxar as orelhas até arrancar, ela puxa tanto que estou sentindo agora as dores. _Hum, meu pai não me bate não, só me impõe algumas tarefas e retiram alguns afazeres. _Mesmo assim, estou preocupada! _Vamos logo, o Rei está nos esperando, ora essa, que travessos! _Já estamos indo. _Estão todos aqui? Sim, todos, então vamos! _Tiveram sorte ao travessar o Grande Rio, parece-me muito perigoso para Maninos como vocês ainda sem experiência de andar por florestas longe de casa. _Sim, sabemos, mas Morga fez-nos acreditar que podíamos fazer esta grande aventura pela floresta e ainda conseguimos bolos não é? _Claro, bom, mas fiquem sabendo poderia ter acontecido algo muito terrível com um de vocês, por isso, pensem e nunca mais saiam sem avisar os adultos e acompanhados por adultos! _Muito bem, logo vamos aguentar muitos outros sermões, então vamos!
_Estão aqui Senhor as pestinhas! _Maninos, que bom vê-los, me dê um abraço e vamos, pé na estrada, daqui a pouco é noite, primeiro vamos comer estes pedaços de bolo, e logo prosseguimos! _Hum, Morga, está muito bom filha este bolo, com certeza foi você a responsável por tudo isso! _Papai, sim papai! _não se preocupe filha, quando chegarmos ao castelo de formigal, vamos ter uma boa conversa. _É cada uma de você Maninos, vão sentar junto a seus pais para uma boa conversa, e, a Rainha vai fazer em breve uma reunião para alertar cada um de vocês maninos e seus pais sobre os perigos da floresta!
_Já é ora Senhor Matú, organize as crianças e vamos logo, já está ficando tarde! Sim, Formigão, vamos! _Crianças olho na estrada e nada de sair por aí procurando coisas, será muito perigoso, você desviarem-se do caminho, então nos obedeça e até que chegamos em segurança em casa._Que Deus Matú nos Proteja nesta caminhada, segure estas crianças no caminho reto até que chegamos em segurança, que todos nos vencemos os obstáculos e perigos da floresta, amém! _Vamos, estamos perdendo muito tempo! _Oba, casa, que saudades de Mames! _Sim, Todas as Formigas ficaram preocupados e estão aguardando nós, por isso, nada de mais travessuras!


Biografia: Adaildes Alves Moreira, graduada em Letras/Licenciatura pela Faculdade Fortium-GAMA-DF em 2013, Especialista em Português e Literatura, Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional em 2014, pelo Instituto de Capacitação Profissional IDECAP-GAMA DF. Nasci no dia 01/01/1974, casada, tenho três filhos. Adoro escrever para todos os públicos. Escritora/Poeta: Contemporânea, Cronista, Contista, Autobiográfica, Filosofa e muito mais. Membra da Academia de Ciências Letras e Artes ALB/ALUBRA, com posse da da Cadeira 97 desde: Araraquara/11 de Setembro de 2015.São Paulo/ Com Certificação e Certificação Láurea em Atividades.Cada momento para mim, é uma página de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário